VIVER É UM DOM, SER FELIZ É UMA ARTE!
Sabemos que a vida do ser humano é feita de escolhas, isso desde os seus primeiros dias, se o bebê não chora não ganha a devida atenção e os cuidados necessários a sua existência. Tudo na vida é decidido através de escolhas. Todo direcionamento, os passos e caminhos a serem seguidos, os resultados obtidos, o sucesso ou insucessos são resultados de nossas escolhas, daí a importância de sabermos fazê-las, sempre com inteligência, maturidade e responsabilidade, pensando antes de agir. Sabemos que na vida sempre se colhe o que se planta, quando plantamos milho colhemos milho, é impossível plantar milho e colher feijão, então plante boas sementes na sua vida para ter boas colheitas. Se eu semeio a discórdia, a violência, a má educação, a falsidade, o desrespeito, logo colherei...
De uma forma geral, podemos afirmar que até meados dos 16 anos de idade, a maioria e as principais escolhas e ou caminhos a serem seguidos por nós são feitas pelos nossos papais, onde no máximo opinamos, já a partir dessa idade os papéis se invertem, começamos a tomar as rédeas de nossa vida, onde os pais passam a opinar e nós a decidir o caminho que seguiremos, por exemplo: namoro, casamento, filhos, profissão, faculdade, etc...
Agora para sermos felizes e prósperos na vida é fundamental sabermos nos valorizar, nos colocando em primeiro lugar no nosso mundo. Nos amando, respeitando, valorizando, enfim, conquistando nosso eu interior, pois, não tem como conquistarmos algo ou alguém se não somos competentes para conquistar nem a si próprio. Não somos capazes de dizer “EU ME AMO, SOU APAIXONADO POR MIM!”. Para se ter sucesso na vida é primordial conquistar seu mundo interior para depois o exterior. Como conquistar algo ou alguém, seja um amor, um título, uma promoção, ou qualquer outra coisa, quando já demonstramos incapacidade de conquistar o que é fácil, simples e está ao nosso alcance: “EU MESMO”. Quando tentamos conquistar nosso mundo exterior sem antes ter conquistado o nosso interior a tendência é o insucesso, resultando numa pessoa derrotada, revoltada e injustiçada, acreditando que o mundo está conspirando em seu desfavor, e pior, apontando tudo e a todos pelas suas frustrações, não conseguindo enxergar que seu maior adversário, seu maior obstáculo, e que a única pessoa desse mundo que pode impedir o seu sucesso é VOCÊ MESMO.
Também para vencer na vida e ser feliz é fundamental praticarmos algumas ações: SONHAR - a vida sem sonhos não tem sentido; ACREDITAR - em seus sonhos, no seu potencial, na sua capacidade, no seu eu, ou seja, eu posso, eu consigo, sou capaz, chegarei lá; AGIR – planejar, traçar metas, objetivos, buscar meios, formas, executar; PERSISTIR - não desistir, ter fibra, levantar ao cair. A maioria das vitórias não se consegue na primeira tentativa. O sucesso tem mais haver com o não desistir do que com o não falhar. Se você sabe andar de bicicleta é porque mesmo caindo diversas vezes e até se machucando não desistiu; e um dia REALIZAR. Só chegaremos aqui se não aceitarmos ficar pelo caminho.
Do contrário, caso você não saiba conduzir sua vida, irá transformá-la numa droga de vida, num lixo de vida, e pior, irá culpar a tudo e a todos pela sua incompetência. Já que tocamos no assunto drogas aproveitamos para refletir: por que o ser humano ainda usa drogas? Nesse mundo de acesso tão fácil a informação, será que alguém ainda tem dúvidas do quanto elas são maléficas ao ser humano? O quanto elas destroem os valores, o caráter das pessoas e as famílias? Como já falamos, uma boa vida é feita de boas escolhas. Podemos optar por fingirmos de cego, surdo e mudo, por não encarar a verdade. É um direito que cabe a cada um de nós. Mas lembramos que a colheita é certa, ela virá mesmo que você não queira. Então plante com sabedoria! Basta pensar um pouquinho só que você perceberá que existem inúmeros motivos para NÃO usar drogas e a recíproca, NÃO é verdadeira. Então ESCOLHA com inteligência!
A vida pode ser simples e fácil, nós é que a complicamos! Deixamos muitas vezes de praticar o que é certo, fácil, agradável, simples, o que todo mundo gosta e aprova, parra fazer o que é difícil, complicado, agressivo, que machuca, ofende, dói, enfim... que vai trazer consequências nada salutares.
É comum encontrarmos pessoas querendo provar suas supostas superioridades, que se impõem por meio da violência: através de agressões físicas e verbais. Querendo bancar o “MACHÃO”. Lembramos que as cadeias, hospitais e cemitérios estão cheios deles, que acabam pagando um preço alto por sua agressividade. Muitas vezes perdendo seu maior patrimônio... a vida, mais cedo que desejavam. A vida, a saúde, não têm preço. Tem bem a noção disso quem hoje está com um membro amputado, no fundo de uma cama, numa cadeira de roda ou até mesmo atrás das grades. Então... VALORIZE-SE!
É fundamental temos orgulho de si próprio, se amar, se valorizar, se respeitar. Cumpra com seus deveres para poder reclamar seus direitos. Respeite qualquer pessoa, em especial os mais velhos e as autoridades. Respeitar não quer dizer que não possa discordar deles, ter opiniões diferentes, é não afrontar. Sejamos gentis, pois gentileza gera gentileza, além de ser algo que não dói, é simples, gratuito e gostoso! Seja responsável, cumprindo com suas obrigações de filho, aluno, cidadão, pai e profissional. Seja verdadeiro, principalmente com sigo mesmo. Simplificando, trate o mundo como você deseja ser tratado por ele. Distribua amor, carinho, respeito, compreensão, pois toda ação gera uma reação igual e contrária. Já dizia o físico Newton!
Então mostre que você é um ser humano superior e que se ama! Usando e abusando da sua inteligência, maturidade, honestidade e responsabilidade. Com essa postura, você naturalmente será um vencedor. Afinal, a vida é bela! Por isso que viver é um dom, ser feliz é uma arte! Sejamos felizes.
OTÁVIO MANOEL FERREIRA FILHO
Tenente Coronel da Polícia Militar
Esta palestra foi ministrada há algum tempo já, porém é importante relembrá-la.
Agradecemos imensamente ao Tenente Coronel, e que nossos alunos tenham absorvido tudo de bom que ela proporciona. A Escola agradece pela parceria. Seja sempre bem vindo!